Sumário mostrar

Tronco Encefálico Cerebelo e Ventriculo 3 partes é um modelo em tamanho natural, dividido em 3 partes, apresenta o cerebelo e o tronco encefálico em secção longitudinal, exibindo em detalhe as inserções dos nervos cranianos e a anatomia interna.



As estruturas anatômicas importantes são numeradas e coloridas para facilitar o aprendizado, com todas as estruturas identificadas em um folheto explicativo.



Aplicações
Ideal para estudos em escolas, universidades, clínicas e consultórios médicos. Indicado para o treinamento de profissionais da saúde e para demonstrações didáticas. Permite análise comparativa de estruturas anatômicas.
Características
- Representação do cerebelo e o tronco encefálico
- Numeração na peça indicando a sequência das etapas
- Moldagem natural de alta precisão
- Fabricado em material sintético estável e durável
- Numerado e pintado à mão
- Acompanha cartão informativo com as estruturas relacionadas
- Resina aprovada em testes toxicológicos
- Réplicas precisas
- Apresentado em base
- Escala em tamanho natural
- Base em polímero para sustentação
- Tamanho caixa: 21cm x 16cm x 30cm
- Peso caixa: 1kg
- Tamanho: 18cm x 12cm x 13cm
- Peso 0.5kg
- Código: CE07
- ID: 32074
Diferenciais Técnicos
Representação em tamanho natural do cerebelo e tronco encefálico. O modelo oferece um nível de detalhe essencial para o estudo avançado do sistema nervoso central. Os modelos anatômicos da Mogiglass anatomia tem seu complemento visual através dos cartôes informativos que geram as peças em 3D e podem ser visualizadas em realidade aumentada (R.A.).
Tecnologia 3D e Realidade Aumentada
Os modelos anatômicos incluem cartões informativos que ativam modelos 3D visualizáveis em realidade aumentada (AR). Essa plataforma interativa facilita o aprendizado, permite análises comparativas e oferece recursos para educação continuada em anatomia, fisiologia e fisiopatologia.
Especificações Técnicas
Escala: Tamanho natural
Material: Resina sintética
Pintura: Manual
Número de Partes: 3
Principais Estruturas Anatômicas
Nervos Cranianos (nervi craniales): O modelo demonstra as inserções dos nervos cranianos, permitindo visualizar suas origens aparentes e reais no tronco encefálico (truncus encephali). O arranjo e as relações espaciais entre esses nervos são essenciais para compreender a inervação da cabeça e do pescoço.
Cerebelo (cerebellum): Apresentado com riqueza de detalhes, mostra seus hemisférios (hemisperia cerebelli), o verme (vermis cerebelli), o córtex cerebelar (cortex cerebelli), a substância branca (arbor vitae) e os núcleos profundos (nuclei cerebelli). Sua atuação na coordenação motora, equilíbrio e postura é claramente evidenciada.
Tronco Encefálico (truncus encephali): Em secção longitudinal, revela a estrutura interna do mesencéfalo (mesencephalon), da ponte (pons) e do bulbo (medulla oblongata), incluindo núcleos importantes (nuclei nervorum cranialium) e vias ascendentes e descendentes (tractus ascendentes et descendentes). Seu papel vital na regulação das funções autônomas e na condução dos impulsos nervosos é destacado.
IV Ventrículo (ventriculus quartus): Visível em sua relação com o cerebelo (cerebellum) e com o tronco encefálico (truncus encephali). Sua importância na circulação do líquido cefalorraquidiano (liquor cerebrospinalis) é ressaltada.
Sobre os Modelos Anatômicos
Os modelos são produzidos com tecnologia de replicação em resina, suprindo a escassez de peças anatômicas naturais para ensino e pesquisa. Apresentam características morfológicas essenciais, excelente custo-benefício, resistência, pintura manual e numeração para identificação precisa das estruturas.
Lista de Estruturas Visíveis
- Ínsula (insula)
- Cápsula interna (capsula interna)
- Núcleo caudado (nucleus caudatus)
- Plexo coróide do ventrículo lateral (plexus choroideus ventriculi lateralis)
- Corpo do fórnix (corpus fornicis)
- Plexo coróide do III ventrículo (plexus choroideus ventriculi tertii)
- Corpo pineal (corpus pineale)
- Pulvinar do tálamo (pulvinar thalami)
- Corpo geniculado lateral (corpus geniculatum laterale)
- Corpo geniculado medial (corpus geniculatum mediale)
- Nervo oculomotor (III) (nervus oculomotorius)
- Nervo óptico (II) (nervus opticus)
- Nervo trigêmeo (V) (nervus trigeminus)
- Lobo anterior do cerebelo (lobus anterior cerebelli)
- Nervo troclear (IV) (nervus trochlearis)
- Lobo posterior do cerebelo (lobus posterior cerebelli)
- Nervo abducente (VI) (nervus abducens)
- Nervo facial (VII) e nervo intermédio (nervus facialis, nervus intermedius)
- Nervo vestibulococlear (VIII) (nervus vestibulocochlearis)
- Nervo glossofaríngeo (IX) (nervus glossopharyngeus)
- Nervo vago (X) (nervus vagus)
- Nervo acessório (XI) (nervus accessorius)
- Nervo hipoglosso (XII) (nervus hypoglossus)
- Pirâmide bulbar (pyramis medullae oblongatae)
- Oliva bulbar (oliva medullae oblongatae)
- Túberculo cuneiforme (tuberculum cuneatum)
- Túberculo grácil (tuberculum gracile)
- Eminência medial (eminentia medialis)
- Colículo facial (colliculus facialis)
- Trígono do hipoglosso (trigonum nervi hypoglossi)
- Trígono do vago (trigonum nervi vagi)
- Lobo floculonodular (lobus flocculonodularis)
Modelos anatômicos consistem na aplicação técnica de copiar uma peça utilizando material diverso ao original (resinas, plástico, entre outros materiais). Esta técnica no entanto tende a evoluir dentro da anatomia humana em função da falta de material anatômico para o ensino e pesquisa. Os resultados obtidos com esta técnica demonstram que as cópias resinadas apresentam todas as características anatômicas do modelo e os custos são vantajosos, as peças resinadas possuem durabilidade superior às naturais e em casos de avaria, os modelos podem ser restaurados, o que não acontece com a maioria das peças anatômicas.