Principal / Sistema Esquelético / Modelo de Escapula
Modelo de escápula OS454 é um modelo anatomicamente correto de osso humano real em tamanho natural. Moldado a partir de um modelo real, este osso se torna ideal como uma ferramenta educacional. Fabricado com policloreto de vinila, possui resistência química a ácidos, bases, álcoois, óleos e muitos outros hidrocarbonetos.
Informações
Modelo de Escápula OS454 é um modelo para estudo do sistema esquelético em escolas, universidades é ideal para treinamento, informação médica e científica.
Produzido para o estudo anatômico, treinamento para dissecção cirúrgica, salas de aula e para a educação do paciente e a demonstração de procedimentos.
A escápula, espádua ou omoplata é um osso grande, par e chato, localizado na porção póstero-superior do tórax, que juntamente com a clavícula forma a cintura escapular ou espádua, permitindo a união de cada membro superior ao tronco. É classificado como osso plano (chato) e tem a forma triangular apresentando 2 faces, 3 bordas e 3 ângulos. Possuí também uma parte translúcida.
- Resina com aprovação em testes toxicológicos
- Moldagem natural de alta qualidade
- Fabricado em material sintético estável e inquebrável
- Réplicas originais
- Tamanho natural
- O modelo vem sem base de apoio
- Peso: 114g
- Código: OS454
- ID: 8248
- Acrômio (localiza-se na extremidade da espinha)
- Ângulo do acrômio
- Ângulo inferior (espesso e áspero), lateral (ampliado em um processo espesso. Entra na articulação do ombro) e superior (fino, liso e arredondado)
- Cavidade glenoidal – É uma escavação da escápula que se articula com o úmero
- Espinha da escápula – Separa as fossas supra e infra-espinhal
- Face articular clavicular, costal e posterior
- Fossa infra-espinhal (côncava e localiza-se abaixo da espinha), subescapular e supra-espinhal (côncava e lisa, localizada acima da espinha)
- Incisura da escápula – Incisura semi-circular localizada na porção lateral e é formada pela base do processo coracoide
- Margem lateral e medial
- Processo coracóide – Processo curvo e espesso próximo ao colo da escápula
- Tubérculo infraglenoidal (localiza-se abaixo da cavidade glenoide) e supraglenoidal (localiza-se acima da cavidade glenoide)
Diferenciais
Modelos anatômicos consistem na aplicação técnica de copiar uma peça utilizando material diverso ao original (resinas, plástico, entre outros materiais). Esta técnica no entanto tende a evoluir dentro da anatomia humana em função da falta de material anatômico para o ensino e pesquisa.
Os resultados obtidos com esta técnica demonstram que as cópias resinadas apresentam todas as características anatômicas do modelo e os custos são vantajosos, as peças resinadas possuem durabilidade superior às naturais e em casos de avaria, os modelos podem ser restaurados, o que não acontece com a maioria das peças anatômicas.
Link de referência: https://pt.wikipedia.org/wiki/Esc%C3%A1pula https://www.anatomiaonline.com/ossos-do-membro-superior/ https://www.auladeanatomia.com/novosite/pt/sistemas/sistema-esqueletico/membro-superior/escapula/