Sumário mostrar

Crânio de Luxo com Vasos Sanguíneos em 3 Partes é um modelo anatômico em tamanho natural que reproduz com elevada precisão os detalhes estruturais do crânio humano, incluindo a vascularização meníngea e os seios venosos cranianos (sinus venosi cranii).


A calota craniana (calvaria) é removível, permitindo a visualização interna, e a mandíbula (mandibula) é articulada e removível. Todas as articulações, suturas, fissuras, forames e processos ósseos estão representados com alta fidelidade anatômica. O modelo é numerado e pintado à mão, facilitando o aprendizado e a identificação das estruturas.



São ossos de tamanho pequeno, que se articulam através de suturas, o crânio humano é dividido em regiões com vários ossos, unidos por articulações fixas e móveis. O crânio humano é um conjunto composto de 22 ossos, sendo que 8 destes estão essencialmente envolvidos com a proteção encefálica, os outros são ossos da face.
Aplicações
Crânio de Luxo com Vasos Sanguíneos 3 partes CR22 é ideal para o estudo do sistema esquelético em escolas e universidades, para treinamento, informação médica e científica. Adequado para o estudo anatômico geral, medicina esportiva ou reabilitação para educação do paciente e demonstração de procedimentos.
Características
- Representação detalhada das estruturas ósseas e vasculares
- Calota craniana fixada por conectores magnéticos e pinos metálicos
- Moldagem natural de alta precisão
- Fabricado em material sintético estável e durável
- Numerado e pintado à mão
- Acompanha cartão informativo com as estruturas relacionadas
- Resina aprovada em testes toxicológicos
- Réplicas precisas
- Apresentado sem base
- Escala em tamanho natural
- Tamanho embalagem: 22cm x 16cm x 30cm
- Peso embalagem: 1.5kg
- Tamanho: 19.5cm x 17cm x 21.5cm
- Peso: 0.9kg
- Código: CR22
- ID: 22303
Diferenciais
Representação em tamanho natural das estruturas ósseas e vasculares humanas. Fabricado em material sintético durável, de alta resistência. O modelo oferece um nível de detalhe essencial para o estudo avançado da anatomia humana. Modelo numerado e pintado à mão em cores didáticas.
Tecnologia 3D e Realidade Aumentada
Os modelos anatômicos oferecem um complemento visual inovador por meio de cartões informativos que ativam modelos 3D visualizáveis em realidade aumentada (RA). Essa plataforma interativa auxilia o aprendizado, permitindo análises comparativas das estruturas anatômicas e oferecendo recursos para educação continuada em anatomia, fisiologia e fisiopatologia.
Especificações Técnicas
Material: Resina sintética
Escala: em tamanho natural (1:1)
Número de partes: 3
Montagem: Modelo sem base
Principais Estruturas Anatômicas
Seio sagital superior (sinus sagittalis superior): grande seio venoso localizado na linha média da abóbada craniana, entre as duas lâminas da foice do cérebro (falx cerebri). Drena o sangue da porção superior do encéfalo para a confluência dos seios.
Artéria cerebral anterior (arteria cerebri anterior): ramo da artéria carótida interna (arteria carotis interna), responsável pela irrigação da face medial do lobo frontal e parte do lobo parietal.
Artéria comunicante anterior (arteria communicans anterior): pequena artéria que conecta as artérias cerebrais anteriores, compondo o círculo arterial do cérebro (circulus arteriosus cerebri – Círculo de Willis).
Artéria carótida interna (arteria carotis interna): principal artéria responsável pelo suprimento sanguíneo do encéfalo, originando diversos ramos cerebrais.
Seios intercavernosos anteriores (sinus intercavernosi anteriores): pequenos seios venosos que conectam os seios cavernosos, localizados na região da sela túrcica (sella turcica).
Seios intercavernosos posteriores (sinus intercavernosi posteriores): semelhantes aos anteriores, porém situados na porção posterior dos seios cavernosos.
Artéria meníngea média – ramo frontal (arteria meningea media – ramus frontalis): ramo da artéria maxilar, responsável pela irrigação da porção frontal da dura-máter.
Artéria meníngea média – ramo parietal (arteria meningea media – ramus parietalis): ramo da artéria maxilar que irriga a porção parietal da dura-máter.
Artéria cerebral posterior (arteria cerebri posterior): ramo da artéria basilar, responsável pela irrigação das superfícies inferior e medial dos lobos temporal e occipital.
Artéria basilar (arteria basilaris): formada pela união das artérias vertebrais, contribui para a irrigação do tronco encefálico e do cerebelo.
Outras estruturas podem ser verificadas diretamente na peça física ou por meio do modelo interativo em 3D.
Sobre os Modelos Anatômicos
Os modelos anatômicos são desenvolvidos com tecnologia de replicação em resina, atendendo à demanda por peças anatômicas destinadas ao ensino e à pesquisa. Apresentam as principais características morfológicas, com excelente custo-benefício, boa resistência, pintura manual e numeração precisa para identificação das estruturas.
Lista de Todas as Estruturas Visíveis
- Seio sagital superior (sinus sagittalis superior)
- Artéria cerebral anterior (arteria cerebri anterior)
- Artéria comunicante anterior (arteria communicans anterior)
- Artéria carótida interna (arteria carotis interna)
- Seios intercavernosos anteriores (sinus intercavernosi anteriores)
- Seios intercavernosos posteriores (sinus intercavernosi posteriores)
- Artéria meníngea média – ramo frontal (arteria meningea media – ramus frontalis)
- Artéria meníngea média – ramo parietal (arteria meningea media – ramus parietalis)
- Artéria cerebral posterior (arteria cerebri posterior)
- Artéria basilar (arteria basilaris)
- Seio petroso inferior (sinus petrosus inferior)
- Seio sigmoide (sinus sigmoideus)
- Confluência dos seios (confluens sinuum)
- Seio occipital (sinus occipitalis)
- Seio marginal (sinus marginalis)
Modelos anatômicos consistem na aplicação técnica de copiar uma peça utilizando material diverso ao original (resinas, plástico, entre outros materiais). Esta técnica no entanto tende a evoluir dentro da anatomia humana em função da falta de material anatômico para o ensino e pesquisa.
Os resultados obtidos com esta técnica demonstram que as cópias resinadas apresentam todas as características anatômicas do modelo e os custos são vantajosos, as peças resinadas possuem durabilidade superior às naturais e em casos de avaria, os modelos podem ser restaurados, o que não acontece com a maioria das peças anatômicas.