Sumário mostrar

Coluna Didática Extra Flexivel CL589 é um modelo em tamanho natural totalmente flexível que representa a coluna vertebral completa, incluindo a placa occipital, as regiões cervical, torácica e lombar, o sacro, o cóccix e a pelve. O modelo apresenta artérias vertebrais, nervos espinais e um disco intervertebral com protusão em L3–L4 (hernia disci intervertebralis).




As regiões vertebrais são codificadas por cores, facilitando a identificação e o aprendizado anatômico. O modelo é montado sobre suporte e haste metálica, garantindo estabilidade e facilidade de manuseio.




Aplicações
Modelo é ideal para o estudo de anatomia humana e da flexibilidade da coluna vertebral, com destaque para ossos, músculos, articulações e doenças associadas, treinamento profissional nas áreas da saúde, explicações anatômicas para pacientes e uso como ferramenta de informação médica e científica. As cores didáticas são especialmente úteis para destacar pontos importantes do esqueleto humano, articulações, flexibilidade e doenças associadas ao sistema esquelético.
Características
- Representação detalhada da coluna vertebral humana com pelve completa, articulações e destaque para a sua grande flexibilidade
- Moldagem natural de alta precisão
- Fabricado em material sintético estável e durável
- Numerado e pintado à mão (com estruturas e marcos ósseos, em cores didáticas)
- Acompanha cartão informativo com as estruturas relacionadas
- Resina aprovada em testes toxicológicos
- Réplicas precisas
- Apresentado com haste e base metálicas
- Escala em tamanho natural
- Tamanho embalagem: 25cm x 20cm x 80cm
- Peso embalagem: 1.5kg
- Tamanho: 24cm x 18cm x 90cm
- Peso 1kg
- Código: CL589
- ID: 35590
Diferenciais
Representação detalhada de diversas estruturas anatômicas da coluna vertebral humana, em cores didáticas com destaque especial para sua grande flexibilidade, inclui pelve completa com articulações. O modelo oferece um nível de detalhe essencial para o estudo avançado da anatomia humana. Este modelo é incrivelmente útil para profissionais médicos em consultórios, salas de aula e da mesma forma para estudantes.
Tecnologia 3D e Realidade Aumentada
Os modelos anatômicos oferecem um complemento visual interativo por meio de cartões informativos que ativam modelos tridimensionais em realidade aumentada (AR). Essa plataforma estimula o aprendizado, permitindo análises comparativas das estruturas anatômicas e oferecendo recursos para educação continuada em anatomia, fisiologia e fisiopatologia.
Especificações Técnicas
Material: Resina sintética
Escala: Tamanho natural (1:1)
Número de partes: 1 (com pelve completa e articulações)
Montagem: Modelo com haste e base metálicas
Pintura: Pintado manualmente em cores didáticas
Principais Estruturas Anatômicas
Osso occipital (Os occipitale): Osso plano localizado na porção posterior e inferior do crânio, formando a base do crânio. Articula-se com o atlas (C1) e contribui para a proteção do tronco encefálico.
Atlas (Atlas): Primeira vértebra cervical (C1), caracterizada pela ausência de corpo vertebral e de processo espinhoso. Apresenta um anel ósseo com massas laterais e articula-se com o osso occipital e com o áxis (C2).
Áxis (Axis): Segunda vértebra cervical (C2), que apresenta um processo ósseo vertical denominado dente do áxis (dens ou processus odontoideus), responsável pela rotação da cabeça.
Púbis (Os pubis): Osso par localizado na porção anterior da pelve, formando a sínfise púbica. Contribui para o suporte do peso corporal e para a proteção dos órgãos pélvicos.
Sínfise púbica (Symphysis pubica): Articulação cartilaginosa entre os dois ossos púbicos, permitindo leve mobilidade, especialmente durante a gestação e o parto.
Ísquio (Os ischii): Osso par localizado na porção inferior da pelve, formando a maior parte do acetábulo (acetabulum). Contribui para o suporte do peso corporal na posição sentada.
Cóccix (Os coccygis): Osso formado pela fusão de três a cinco vértebras coccígeas rudimentares, representando o vestígio da cauda embrionária.
Sacro (Os sacrum): Osso formado pela fusão de cinco vértebras sacrais, articulando-se com o ílio e com o cóccix, formando a porção posterior da pelve.
Ílio (Os ilium): Osso par que constitui a maior parte do osso do quadril, apresentando uma porção superior expandida denominada asa do ílio. Articula-se com o sacro.
Crista ilíaca (Crista iliaca): Borda superior espessa do ílio, facilmente palpável, utilizada como marco anatômico e ponto de inserção muscular.
Hérnia de disco (Hernia disci intervertebralis): Protusão do núcleo pulposo (nucleus pulposus) através do ânulo fibroso (annulus fibrosus) do disco intervertebral, podendo comprimir raízes nervosas ou a medula espinal. No modelo, está representada no nível L3–L4.
Discos intervertebrais (Disci intervertebrales): Estruturas fibrocartilaginosas localizadas entre os corpos vertebrais, responsáveis pela absorção de impactos e pela flexibilidade da coluna vertebral.
Outras estruturas podem ser verificadas diretamente na peça física ou no modelo interativo em 3D.
Sobre os Modelos Anatômicos
Os modelos anatômicos são desenvolvidos com tecnologia de replicação em resina, atendendo às necessidades de ensino e pesquisa em anatomia. Apresentam características morfológicas essenciais, excelente custo-benefício, boa resistência, pintura manual e numeração para identificação precisa das estruturas.
Lista de Todas as Estruturas Visíveis
- Osso occipital (Os occipitale)
- Atlas (Atlas)
- Áxis (Axis)
- Púbis (Os pubis)
- Sínfise púbica (Symphysis pubica)
- Ísquio (Os ischii)
- Cóccix (Os coccygis)
- Sacro (Os sacrum)
- Ílio (Os ilium)
- Crista ilíaca (Crista iliaca)
- Hérnia de disco (Hernia disci intervertebralis)
- Discos intervertebrais (Disci intervertebrales)
- Processos transversos (Processus transversi)
- Nervos espinais (Nervi spinales)
- Crista sacral mediana (Crista sacralis mediana)
- Incisura isquiática menor (Incisura ischiadica minor)
- Incisura isquiática maior (Incisura ischiadica major)
Modelos anatômicos consistem na aplicação técnica de copiar uma peça utilizando material diverso ao original (resinas, plástico, entre outros materiais). Esta técnica no entanto tende a evoluir dentro da anatomia humana em função da falta de material anatômico para o ensino e pesquisa. Os resultados obtidos com esta técnica demonstram que as cópias resinadas apresentam todas as características anatômicas do modelo e os custos são vantajosos, as peças resinadas possuem durabilidade superior às naturais e em casos de avaria, os modelos podem ser restaurados, o que não acontece com a maioria das peças anatômicas.