Sumário mostrar

Seção Lateral Raiz Dicotiledônea ampliada 400 vezes BI18 é a representação detalhada da morfologia da raiz dicotiledônea, ampliada 400 vezes o tamanho natural. O modelo mostra com precisão o coifa radicular (calyptra), a zona meristemática (zona meristematica), a zona de alongamento (zona elongationis) e a zona de maturação (zona maturationis).




Dividido em quatro partes, o modelo é cuidadosamente pintado à mão e numerado, com coloração didática que facilita a identificação das estruturas.
Aplicações
Ideal para o estudo da anatomia vegetal, especialmente da morfologia da raiz dicotiledônea (radix dicotyledona). Utilizado em aulas práticas de botânica, biologia e ciências, serve como ferramenta de apoio didático para estudantes e pesquisadores.
Permite compreender a estrutura e a função das folhas (folia), sendo um recurso valioso para demonstrações e apresentações.
Características da Seção Lateral Raiz Dicotiledônea ampliada 400 vezes BI18
- Representação detalhada de uma seção da raiz dicotiledônea
- Numeração na peça indicando a sequência das etapas
- Moldagem natural de alta precisão
- Fabricado em material sintético estável e durável
- Numerado e pintado à mão
- Acompanha cartão informativo com as estruturas relacionadas
- Resina aprovada em testes toxicológicos
- Réplicas precisas
- Apresentado em base
- Escala ampliada em 400 vezes
- Base em polímero para sustentação
- Tamanho caixa: 35cm x 24cm x 56cm
- Peso caixa: 4.5kg
- Tamanho: 33cm x 23cm x 54cm
- Peso 4kg
- Código: BI18
- ID: 17221
Diferenciais Técnicos
Devido à variedade de estruturas e detalhes incluídos, bem como a precisão do equipamento produzido, o seu destaque são os pontos relevantes do modelo apresentado. Os modelos anatômicos da Mogiglass anatomia tem seu complemento visual através dos cartôes informativos que geram as peças em 3D e podem ser visualizadas em realidade aumentada (R.A.).
Tecnologia 3D e Realidade Aumentada
Nossos modelos anatômicos oferecem um recurso visual complementar por meio de cartões informativos que ativam modelos 3D em realidade aumentada (AR).
Essa plataforma interativa auxilia no aprendizado, permitindo análise comparativa das estruturas anatômicas e oferecendo recursos avançados para o ensino de anatomia, fisiologia e fisiopatologia vegetal.
Especificações Técnicas
Escala: 400x o tamanho natural
Material: Resina
Acabamento: Pintura manual
Acessórios: Cartão informativo com conteúdo digital
Principais Estruturas
Coifa radicular (calyptra): estrutura protetora que cobre o ápice da raiz, protegendo o meristema apical durante o crescimento no solo.
Zona meristemática (zona meristematica): região de intensa atividade mitótica, responsável pelo crescimento primário da raiz.
Zona de alongamento (zona elongationis): área onde as células recém-formadas se alongam, contribuindo para o aumento do comprimento da raiz.
Zona de maturação (zona maturationis): região onde as células se diferenciam em tecidos maduros, como endoderme, córtex e xilema.
Protoxilema (protoxylema): parte inicial do xilema, com elementos traqueares mais estreitos.
Protophloem (protophloema): porção inicial do floema, com elementos crivados mais delgados.
Pleroma (pleroma): região central do cilindro vascular, origem do xilema e floema.
Periciclo (pericyclus): camada de células ao redor do pleroma, origem de raízes laterais.
Rizoderme (rhizodermis): tecido epidérmico da raiz, especializado na absorção de água e nutrientes.
Córtex (cortex): região entre a epiderme e a endoderme, composta por células parenquimáticas.
Outras estruturas podem ser observadas diretamente na peça física ou no modelo 3D interativo.
O modelo Raiz Dicotiledônea BI18 se apresenta em 4 partes
- a 1ª parte descreve a extremidade da raiz com coifa
- a 2ª parte mostra a zona merismatica
- a 3ª parte ilustra a zona de distensão
- a 4ª parte mostra a zona maturação
Sobre os Modelos Anatômicos
Desenvolvidos com tecnologia de replicação em resina, os modelos anatômicos oferecem excelente relação custo-benefício, alta durabilidade e fidelidade morfológica. Cada peça é pintada e numerada manualmente, garantindo precisão e realismo científico para o ensino e a pesquisa.
Modelos anatômicos consistem na aplicação técnica de copiar uma peça utilizando material diverso ao original (resinas, plástico, entre outros materiais). Esta técnica no entanto tende a evoluir dentro da anatomia humana em função da falta de material anatômico para o ensino e pesquisa.
Os resultados obtidos com esta técnica demonstram que as cópias resinadas apresentam todas as características anatômicas do modelo e os custos são vantajosos, as peças resinadas possuem durabilidade superior às naturais e em casos de avaria, os modelos podem ser restaurados, o que não acontece com a maioria das peças anatômicas.